O  alto consumo de diesel é um problema crítico que afeta o cotidiano das empresas de ônibus sendo responsável  por 35 a 40% do TCO (Total Cost Ownership) de uma empresa de ônibus. Gerenciar e atuar através de tecnologia neste insumo, possibilitou reduções de até 12%  na melhoria do consumo diesel nas frotas de ônibus.

 As ferramentas de IOT possibilitaram a construção de uma plataforma robusta, integrando sistemas diversos e permitindo o estudo e o estabelecimento de métricas customizadas por linha, gerando-se atuadores que são aplicados para a otimização do consumo de combustível.

Este sistema integrado conectado dispõe de uma central de análise embarcada e interativa com o motorista gerando alertas e feedbacks instantâneos para uma melhoria imediata no estilo de condução, permitindo uma redução no consumo de diesel na ordem de 2 a 3%.

Outro sistema integrado é o torque on-demand que permite a atuação sistemática e progressiva na operação entregando o torque adequado para cada situação operacional. Este sistema limita a demanda do pedal do acelerador com base em quanto o ônibus é carregado; quanto mais leve a carga do veículo, mais o pedal é limitado, melhorando os resultados de economia de diesel e performance em uma frota de veículos comerciais, gerando um ganho médio de 3% na redução do consumo de diesel.

Dados de produtividade dos veículos são processados e carregados automaticamente no Ambiente Cloud possibilitando a construção diária de relatórios para um direcionamento da operação apontando os pontos críticos críticos para uma alta performance. O mesmo é disponibilizado em dashboards na formato de painéis, tablets, celulares, e-mail e impresso.

A geração dos relatórios é realizado de forma automatizada não havendo necessidade de emprego de mão obra para análise dos dados e geração dos dashboards, os relatórios são aplicados posteriormente no treinamento dos motoristas. Fomentar a aplicação dos relatórios,  gerados através desta plataforma integrada, otimizam e aperfeiçoam os resultados qualitativos e quantitativos de uma empresa de transportes de ônibus

A geração deste novo conceito através da ação direta dos sistemas atuadores conectados e embarcados, impactam de forma lógica e coordenada na redução do consumo de diesel nas frotas de ônibus.